quarta-feira, abril 29

JAYR PENY COM - VIDA

JAYR PENY - OBRA RECENTE
Pintura, Desenho e Cerâmica
02 a 30 de Maio 2009

"BRINCOS DE PÉROLAS" Acrílico sobre Tela 100x120cm 2009

Curriculum - Nasceu em 12 de Maio de 1965 na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.Iniciou a sua carreira profissional como Artista Plástico em 1981.Sua formação inclui; Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Pintura) e Escola de Artes Plásticas Atelier Central (Desenho Artístico).Reside em Portugal (concelho de Sintra) desde 1996, onde vem consolidando seu nome e sua Arte.Já realizou 48 exposições individuais. A sua Obra está representada em Museus, colecções particulares e públicas nos seguintes países: Brasil,(Col. Jô Soares) Portugal (Col. Jorge Berardo , (Col. Museu de arte Contemporânea do Funchal), Alemanha, Austrália, Inglaterra, França, (Col. Museu Marzelles) Itália, (Col. Museu Gilardi) Córsega e nos Estados Unidos da América. Jayr Peny é considerado hoje um dos artistas mais promissores da sua geração.


Crítica -

- GEOMÉTRICO-FIGURATIVÍSTA -
Pintor é um Homem que compreende as coisas com o olhar, é visionar num sentido mais profundo, é a forma de encontrar o lado oculto das coisas, é estabelecer uma relação como oculto e de prestar de uma certa forma, um culto.
Culto esse que a Obra de Jayr Peny remonta simultaneamenteàs raízes do paganismo e do sentido cristão. Há uma força invulgar de vitalidade na Obradeste artista que se manifesta na impetuosidade, na precisão do traço e na espantosa euforia da cor, conciliando, de um modo equilibrado, o racional e oirracional, indo mais longe ao pretender geometrizar o não geométrico numa dialéctica do esforço, racionalizar o irracional.
Há na sua Obra dualidades fundamentais que se exprimem pela analogia, como se pretendesse recuperar o mito do andrógino; dualidades como obom e o mau, o preto e o branco, o claro e o escuro, o macho e o fêmea à maneira da Tábua Pitagórica dos pares de opostos.Procura em larga medida não apenas explicitar o implícito mas deixar uma imagem de ambiguidade nas coisas, nos gestos, nas ideias que se pode traduzir pelo implícito de explícito, o que resta como resíduo e é fundamental para a compreensão do mundo, dos sentimentos, dos conceitos, porque a razão para Jayr Peny é uma razão com alma como diria o grande filósofo português Álvaro Ribeiro.
Jayr Peny domina a pintura, não se deixa dominar por ela. Há uma base de autonomia na sua Obra que sofre por vezes influências de Portinari, Almada Negreiros e, num sentido mais longínquo, do sempre omnipresente Picasso.
Cultiva um “geometrismo figurativista” quebrando a rigidez das rectas com a sinuosidade das curvas, opondo o drama ao lirismo revelando deste modo ainda essa sua dualidade fundamental que se manifesta nas suas figuras quase que andróginas,numa Obra plena de sensualidade e poesia que a todo o instante se reafirma num autêntico e fecundo esforço de viver, ou para repetir as suas próprias palavras: «Para o artista, não importa morrer, o que realmente importa é tentar continuar vivo».

FERNANDO MONIZ LOPES
Critico de Arte

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