Descrição





Geraldes da Silva/ Cultura, arte, intervenção

Desde Janeiro de 2004, a Galeria e Atelier Geraldes da Silva passou a dispor no centro histórico da cidade do Porto de um primoroso espaço de exposições. Com a renovação e a revitalização de um belo edifício dos finais do século XIX, as instalações da Galeria distribuem-se por quatro pisos, para além dos ateliers com vistas para um pequeno espaço ajardinado.

A Galeria Geraldes da Silva apresenta-se como uma micro-empresa ou entidade cultural que visa sobretudo o apoio, expansão e auto-realização dos indivíduos e da comunidade através da arte, cultura e intervenção. Para atingir este fim procuram-se desenvolver diferentes vertentes através da colaboração em rede com outras entidades, da formação com vertente ocupacional, da organização de eventos e apresentações sem fins lucrativos, da revitalização da baixa da cidade pelo seu património urbanístico e cultural e através da promoção, incentivo e apoio artístico. Este apoio artístico visa não só a promoção de artistas com longo curriculum como também jovens artistas em inicio de carreira. Para além disso, e porque achamos que a arte é transversal a todos e cada um dá um pouco de si através da arte, é nosso objectivo também contribuir para uma divulgação mais universalista de todas as formas de expressão artística. Neste contexto salienta-se o desenvolvimento de uma união dentro da diversidade não só através da prática de uma actividade cultural independente com responsabilidade social como também através da intervenção criativa, integrada e sustentável no tecido económico-social envolvente. A vontade de fazer e realizar projetos de forma criativa não deverá ser confundida apenas como forma de empreendedorismo que vise unicamente o lucro, mas sim como uma forma de intervenção ativa dos indivíduos na sociedade, seja pela via da reconstrução de edifícios antigos ou pelo apoio artístico que assenta também numa base económica segura, promotora sobretudo da continuidade sustentável dos projetos.

Em dez anos de existência a atividade que vem sendo desenvolvida neste espaço contou com muitas exposições individuais e coletivas (Pintura, Fotografia, Ilustração, Gravura, Escultura, Cerâmica, Mobiliário Contemporâneo) de artistas nacionais e internacionais (Espanha, Brasil, Polónia, Itália, Républica Checa, Moçambique, Lituânia, Angola), com apresentações, workshops (Fusing, fotografia, Ilustração), concursos de fotografia, exposições de alunos finalistas em diversas instituições da cidade (IPF, FBAUP, ESAP, ESMAE, Escola Secundária Aurélia de Sousa), residências artísticas, performances, instalações, ateliers ocupacionais (Desenho e Pintura, Guitarra, Cerâmica, Dança Contemporânea, Tai Chi Chuan, Danças Tradicionais, ATL´s crianças, Ioga), exposições para apoio de associações, participação como receptores de trabalhos e como júri no Gois Oroso Arte. Futuramente, desejamos continuar a promover e incentivar jovens artistas em formação profissional nas diversas instituições da cidade sem fins lucrativos e através da uma colaboração e apoio em rede a outras instituições ou associações pela venda de trabalhos de exposições coletivas ou individuais, assim como, outras atividades variadas que promovam um empreendedorismo social e sustentável e que num futuro não muito longínquo esse mesmo tipo de empreendedorismo com componente de caráter mais social se possa alargar ao edifício adjacente à galeria acabado de reconstruir o ano passado. Pretende-se também continuar a colaborar com os artistas em geral e organizar intercâmbios com outras cidades e países, proporcionando espaço, tempo, trabalho, know-how e dedicação de uma maneira justa e flexível e que, neste processo de evolução e desenvolvimento, exista sempre a liberdade para caminhar num contínuo perfeito/imperfeito de ser humano e que juntamente com os artistas e outras entidades possamos continuar a desenvolver o trabalho que tem sido realizado e que se deseja sempre aperfeiçoar.