sábado, dezembro 9




Margens

As pontes atravessam as correntes. As águas seguem apressadas e descansam na ria. Tudo tem a ver em que margens os olhares se cruzam.
Perto ou longe, árvores respiram e as nervuras das folhas contam histórias que mudam todas as estações. Os seus troncos formam corpos que se debatem, desafiando os ventos.
Nas expressões diferentes, mas que tal como as pontes nos ligam, registamos em apontamentos de cor, dentro dos limites das formas, mas que pretendemos que nos levem a criar outras memórias, como quem faz anotações num bloco de notas para próximos projetos.





Amarmus é um projecto originado no trabalho anterior do autor, Etérium, onde Paulo Teixeira Lopes aborda, de forma filosófica e na visão do mesmo, relacionamentos afectivos e outros e como estes proporcionam evolução e alteração das condições de vida do ser humano.
É na Arte que o autor se sente à vontade para explorar questões controversas, abordando temas profundos e que, baseado na sua própria experiência vivêncial e de observador, de outra forma não passariam de meras palavras sujeitas a criticas cegas da sociedade. Nas artes plásticas Paulo Teixeira Lopes, explora através dos ritmos, da cor e da volumetria, técnicas de comunicação em que alia permanentemente outras áreas que dominem todo o panorama dos sentidos, recorrendo aos seus convidados que com ele embarcam de alma e coração nos seus projectos. Amarmus tenta desmontar o sentido do termo ‘amor’, nas suas vertentes sociais e culturais. Manifestando o objectivo de tocar profundamente as consciências individuais e colectivas, o artista obriga-nos a refletir e analisar em pormenor os nossos referenciais de forma a percebermos o caminho que tomamos e as decisões que nos definem.
É pois Amarmus, algo mais que somente artes plásticas, é a forma de comunicação abrangente que o meio artístico nos proporciona, afetando egos e proporcionando, segundo o autor, ‘um maior auto conhecimento e auto estima através do conhecimento melhorado do EU’. São as artes plásticas um meio de comunicar não só ideias, mas muito mais, completos estados de espírito que nos dão a sensação de ficar saciados e completos. Amarmus toca na ferida e provoca dor, mas num sentido de reconhecimento e cura, na delícia do sentir da arte de Paulo Teixeira Lopes.

Sem comentários: