quarta-feira, dezembro 10


Retrospectiva - RUI SOUSA
de 13 de Dezembro a 8 de Janeiro

As  obras patentes nesta exposição são uma retrospectiva de 5 anos como artista plástico, são trabalhos referentes a várias séries, tais como Human adaptation, Fairy tales illustrated, linha frágil, animal behaviours ...
São sobretudo seres polimorfos que de certa forma surpreendem-nos, seduzem-nos e divertem-nos até. 
Mas se observadas longamente, estas criaturas ganham contornos inquietantes,  transportam consigo uma dimensão sombria e por vezes uma forte mensagem em que o lúdico e o insólito coabitam. Mais inquietante ainda, são os vários comportamentos humanos que podemos observar nestes trabalhos “camuflados” pela irracionalidade animal, todos eles materializam através do desenho e pintura, a ameaça surda que paira sobre os nossos excessos. 






 #Espécimens  - MACIEL CARDEIRA


O homem só sobreviverá se alterar a atitude de supremacia e domínio sobre as outras espécies; só numa vivência de respeito e igualdade com todas as outras espécies que partilham o mundo connosco, poderemos sobreviver, no “tempo” e no “espaço” terreno.
A proliferação de novas espécies pelo espaço, sobrepondo-se às existentes, revelam a atitude “superior” humana.
Espécies criadas aleatoriamente, procurando uma multiplicidade de formas, texturas, e cores ...
São a metáfora, do desejo humano em se superar e igualar ao seu criador.
De tentar dominar a mãe natureza; dando vida a novas espécies, que acabam por se multiplicar, por todos os cantos do mundo.

Sem comentários: