terça-feira, julho 23

Exposição de Pintura
"As minhas cores do Porto"
Carolina Serpa Marques



Neste discurso fixado em tela, Carolina Serpa Marques pinta o Porto, ou melhor, parcelas do Porto. Porto que tem interiorizado e que ‘avoca’ à sua e nossa memória.

O Amanhecer da Cidade é único e particularmente compassivo, sobretudo visto de Vila Nova de Gaia, o Mercado Ferreira Borges transmite o sereno frenesim que a vida urbana integra, a Foz lá está, como sempre esteve, numa escala marcada pela sua grande pérgula de fronte do maior mar.

O Azul é sempre dominante, mas não é um azul-escuro, é um azul brilhante, aberto, leal, inteligente e íntegro; como íntegra é a Cidade que acompanha Carolina, e a todos nós. A paleta é cuidadosa, com uma linguagem tonal que configura o seu estilo e, muito atenta ao expressar do real, à coisa em si, à coisa heideggeriana.

Cuidadosa no uso do desenho, cuidadosa na expressão do ambiente, íntegra na cor que os olhos colocam na realidade e que espelham a forma do ver, alegre e brilhante na interpretação, Carolina Serpa Marques vai construindo o seu percurso sem pressa, bem ao modo do Sentimento de um Ocidental de Cesário Verde devidamente mesclado pelos sonetos de Antero, ou, a sua interpretação poética de expressar mais uma nuance sobre a poesia da vida que na nossa Cidade se vive.



Henrique Jorge Fabião, Vila do Conde no início do Verão de 2013





 Exposição de Pintura e Fotografia
"Por encostas e veredas"
Moreira Monteiro e Tiago Rocha


Sem comentários: