quarta-feira, dezembro 26



A Galeria Geraldes da Silva inaugura no próximo dia 05 de Janeiro às 16:00h uma mostra colectiva de fotografia.
"In the shade of time" de Alexandre Manuel, "A tradição do nu" de Rúben Garcia, "Persona" de João Cruz e "Secret woods" de Rita Stravinsky.

As exposições estarão patentes até ao próximo dia 31 de Janeiro, de Segunda a Sábado das 10:00h às 13:00h e das 14:30h às 19:00h na Galeria Geraldes da Silva.



"In the shade of time" Alexandre Manuel

Para Alexandre Manuel, o fotografo é, antes de mais nada, um amante stricto senso do objecto registado, ou seja para ele, a paisagem tornou-se a sua paixão.
Para o artista, a prática fotográfica é uma meditação, uma contemplação das paisagens e das infinitas possibilidades de pintar com a luz. Num estilo quase minimalista, as obras de Alexandre questionam o estatuto e os limites da paisagem, nomeadamente da costa portuguesa. Com as técnicas de longa exposição, High key,... os registos naturais realçam a tensão existente entre ausência e presencia, entre o homem e seu lugar na paisagem, entre a evolução natural da paisagem e sua remanência na nossa vida. As perspectivas, as longas exposições e as condições atmosféricas adequadas permitem criar espaços quase puros, serenos e pacíficos, nos quais o enquadramento deixa a nossa imaginação flutuar para além do horizonte. Obcecado pela temporalidade, Alexandre tenta amarar o que é por natureza fugaz : a linha do tempo.









"A tradição do nu" de Rúben Garcia
 
Com base nos padrões clássicos da beleza, que marcam o antes e o depois da concepção artística, a obra fotográfica de Rubén Garcia dá-nos uma demonstração de força, melancolia e sentimento sempre associada ao mistério.
Alberto Cerezuela
escritor

A exposição de fotografia "A tradição do nu" de Rubén Garcia surge no âmbito da publicação do seu livro com o mesmo nome, onde apresenta as 30 fotografias que compõem esta exposição.
Com carácter itinerante, esta exposição exibiu-se pela primeira vez em Outubro de 2012 na Biblioteca Pública Provincial "Francisco Villaespesa" em Alméria Espanha, chegando agora ao Porto à Galeria Geraldes da Silva.







 "Persona" de João Cruz

O Teatro é uma das mais antigas artes da humanidade e acompanha o Homem desde o início do seu percurso na Terra. Até aos dias de hoje, o Teatro sofreu inúmeras mutações, sendo uma das artes que mais se aproxima da vida humana.
O actor é uma peça fundamental no Teatro, tendo sido alvo de várias reflexões ao longo do séc. XX e adquirindo um lugar importante na sociedade actual.
O facto de o actor representar outros que não ele, chamando-se por isso Persona, leva-nos a questionar valores como a identidade ou a verdade.




"Secret Woods" de Rita Stravinsky

Reflexão fotográfica sobre a relação entre o corpo e a natureza como envolvência essencial. Um apelo ao elementar com referência a um mundo de fantasia. Projecto onde a sugestão se sobrepõe à imposição, permitindo aos personagens interacções improvisadas.

Sem comentários: