quarta-feira, outubro 11

                     
"FOTOGRAFAR É DAR VIDA



Fotografar é dar Vida é um workshop de fotografia participativa, realizado na Guiné-Bissau, nas comunidades de Suzana e Varela, que culmina com uma exposição fotográfica itinerante. Está integrado no projeto “Anhacanau Adjanhau - A mulher líder na gestão comunitária dos serviços de saúde”, implementado pela ONG VIDA, cujo principal objetivo consiste na redução das taxas de mortalidade materno-infantil e na capacitação das mulheres para a participação comunitária na gestão financeira dos serviços de saúde.

Ao longo de três semanas, no mês de Junho de 2016, um grupo de vinte e oito mulheres guineenses de etnia felupe, mães e líderes, utilizaram a fotografia como forma de expressão e partilha das suas experiências, anseios e rotinas.

Através de uma metodologia participativa, designada Photovoice, as fotografias captadas foram lugar de partida para um debate comum e uma compreensão alargada sobre a perspetiva pessoal de cada uma destas mulheres e do grupo. O que é ser mulher felupe? O que significa ser mãe? Como se transmitem as tradições culturais? Como garantir uma maternidade saudável? São algumas das reflexões que surgem nos olhares destas fotógrafas. No final, somavam-se cinco mil fotografias. A partir destas, o grupo das mulheres selecionou as fotografias mais importantes e que as representam melhor – as 26 fotografias que originaram esta exposição.

Sem comentários: