sexta-feira, abril 25



"Tarot Collective reúne diferentes perspectivas/abordagens de 8 ilustradores que de forma entusiasta se focaram em torno dos 22 arcanos maiores do Tarot de Marselha.

A selecção do tema advém do gosto pela ilustração ao serviço da fantasia e pela criação de atmosferas místicas e/ou obscuras.

A exposição serve igualmente de pretexto para o prazer da criação artística colectiva, fugindo um pouco da monotonia que é normalmente desenvolver esta actividade de forma individual."





"Os meus desenhos têm como referência o cinema e a fotografia. O pontilhado substitui o grão, ou o pixel, servindo o propósito de uma cadeia de reproduções do objecto, por uma nova técnica, num novo suporte. Por outro lado, a morosidade do processo exige um necessário rompimento com o instantâneo e essa opção, reforça a renúncia do vigente “em série” que alimenta o sistema consumista/capital, apesar do reconhecimento de um equilibrio possível.

Através do desenho procuro retratar a condição humana: o quotidiano, a adversidade, a luta nas suas diferentes formas. O afecto e a devoção. Momentos chave, ou marcantes do “objecto” retratado, que através do envolvimento permitem criar um novo entendimento ou consciência sobre eles, ou nós mesmos.

Não uso o desenho como uma bandeira ideológica, nem pretendo respostas directas e assertivas às questões representadas. Procuro apenas o prazer no exercício da observação, da reflexão."



Sem comentários: